O “Fuzuê do Baú de Infinitas Histórias” é uma produção da Transformar Editora e Produções. Este audiolivro traz recontos de contos de matrizes africanas pela autora Dani de Brito. Nos referidos contos, de autoria desconhecida, por serem transmitidos ao longo de gerações, oralmente, encontramos, como alguns de suas personagens: aranha, leopardo, jabuti, camelo, raposa. Em narrativas curtas, trazendo expressões e palavras de origem africanas, refletimos um olhar acerca de como nós, brasileiros, temos a influência da África no falar, no pensar, no agir, desde quando essa etnia, já no período colonial, se apresentou como alicerce para toda a economia e crescimento do país, porém nem sempre valorizado em nossa história. Expressões como: lavar a égua, encher o bucho, meia tigela, são exemplos dessa influência africana no nosso falar brasileiro.
Um outro aspecto importante ressaltado nos contos é o perceber-se em personagens e histórias que trazem a reflexão sobre inveja, amizade, lealdade
Nessa produção, contemplada pelo Edital de Fomento das artes nas escolas 09/2018, do projeto Dengo e Cafuné: Expressões de linguagem africanas que influenciaram a identidade do povo brasileiro, além da valorização da importância de nossas raízes africanas em nossa construção identitária, um outro grupo valorizado e contemplado é o de pessoas com baixa visão ou cegueira e outras pessoas com alguma especificidade que não estão inseridas na leitura tradicional a tinta. Este fato se dá pelo produto final que estará disponível apenas em audiolivro e impressão em Braille. A Transformar Editora que tem 10 de seus livros impressos transformados posteriormente em audiolivros, faz o caminho inverso dessa vez, divulgando para todo o público leitor o audiolivro que ainda não existe em impressão tradicional.
Realização
Produção Executiva
Apresentação